sábado, 4 de abril de 2009

Sobre Fidêncio ...

Fidêncio Bogo, catarinense de Rio do Oeste, Alto Vale do Itajaí, Santa Catarina, é neto de italianos e filho de colonos. Vales profundos entre serras altaneiras cobertas de matas foram o cenário que moldou sua alma amante da natureza.
Aos onze anos ingressa no seminário para, aos vinte e três, sagrar-se sacerdote, em São Manuel, interior paulista. Em 1962-3, dirige o Ginásio Euclides da Cunha, em Boa Vista, Roraima, de onde segue para Roma a fim de pós-graduar-se em Filosofia na Pontifícia Universidade Urbaniana.
Em 1997 retorna ao Brasil, já com planos de abandonar a vida religiosa, o que realiza em1968, em sua terra natal, com a devida autorização pontifícia. Em 1970, o casamento. Em 1970, a mudança para o norte do Paraná, Jandaia do Sul, onde foi secretário da Faculdade de Filosofia local e, de 1973 a 1975, professor da Faculdade de Filosofia de Mandaguari. Em 1976, o salto no escuro – a vida para Natividade, com a mulher e duas filhas (a terceira é tocantinense de Porto Nacional). Foi diretor de três colégios, em Natividade e em Porto Nacional. Em 1985 muda-se para Porto Nacional, a fim de lecionar na recém-criada Faculdade de Filosofia do Norte Goiano – FAFING.
Foi membro do Conselho Estadual de Educação durante onze anos; membro da Comissão de Implantação da UNITINS – Universidade do Tocantins, como autarquia em Miracema, de 1991 a 1993; Presidente do Conselho Municipal de Educação de Palmas de 1998 a 2000. Foi o primeiro professor da ULBRA de Palmas (1993). É membro, desde o início, da Academia Tocantinense de Letras e da Acadeãoia Palmense de Letras. Recebeu o título de Cidadão Nativitano. Cidadão Palmense e Cidadão Tocantinense.

11 comentários:

  1. Olá Fidêncio!
    Eu quero o seu endereço de e.mail, se você não tem, pode ser o endereço da Madianita.
    Abraços
    Hilário

    ResponderExcluir
  2. Iria e Fidêncio
    Durante a noite pensei muito em vocês e pedi a minha neta para procura-los pela internet. Que bela surpresa tive quando encontrei esse blog e pude ter notícias de vocês. Gostaria de ter notícias da tia Alice. Muitas saudades,aguardo notícias no meu email onildemarta@hotmail.com.
    Mando lembranças do Genério para o José Atílio e para o Higino também.
    Beijos
    Onilde Marta Trentini e Genério Trentini

    ResponderExcluir
  3. Prezados Íria e Fidêncio.
    Fiquei muito feliz por encontrá-los na Internet Já havia tentado outras vezes, sem sucesso. Tenho muitas saudades e gostaria de revê-los. Faz 17 anos que os visitei na companhia do Fausto e de minha filha Tatiana. Desde essa época, muita coisa aconteceu. Preciso resolver uma pinimba com seu neto, que naquela época tinha uns 4 anos de idade e disse que eu não era ninguém (rsrsrs). Gostaria de visitá-los em julho e levar a Lenita para vocês conhecerem. Ela quer muito conhecê-los. Deixo meu email, caso vocês queiram fazer contato. Também vou tentar ligar para os telefones indicados no blog.

    Um grande abraço
    Almiro Pisetta
    almiropisetta@uol.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá gostaria de solicitar uma foto e autorização para publicar uma foto do Fidêncio Bogo em um livro de Língua Portuguesa da Leya Editora.
    Obrigada,
    Marcia Sato
    marciasato1000@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de entrar em contacto com o Sr. Fidencio Bogo. Meu no é Ivo Ferrari e tambem sou filho de Rio do Oeste - SC. Meu endereço ivo.ferrari@brturbo.com.br

    ResponderExcluir
  6. Caro Fidêncio!
    Fiquei contente por ter encontrado o "velho"
    professor. Parabéns pelo caminho percorrido como escritor. Lembro-me muito bem do poeta de São Manuel.
    Abraço do Homero, ex-seminarista, professor da USP, aposentado

    ResponderExcluir
  7. Caro Primo.
    Que bom tê-lo encontrado, finalmente. Sou aquele Pachequinho do mato, localidade de São José, antigo Pinheiral, Presidente Getúlio,SC, filho da finada Rita, sua tia. Nunca esqueci, e jamais sairá da minha mente, sua grande força para eu entrar e seguir no Seminário de Rio do Oeste, no início dos anos 60. Sou-lhe grato, sempre. Parabéns pela sua carreira, na Educação e Literatura.
    Grande abraço. Mateus

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Boa noite, meu nome é IVONETE LIBERATO, estou lhe convidado para participar do jubileu de ouro da turma de 1963 do JEC, onde o senhor era o diretor. Boa Vista-RR

    Meu contato é Email: ivonete_liberato29@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. Estou acabando de postar um texto baseado numa poesia do Fidêncio, "O milionário e o missionário" e consegui encontrar este blog. Que pena não tê-lo encontrado antes! - Alfieri

    ResponderExcluir